sábado, 27 de dezembro de 2008

EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO!!!TUDO É QUESTÃO DE ESTRATÉGIA E CONFIANÇA!

A história de Rodrigo.

Oi, meu nome é Rodrigo, tenho 12 anos. Estou na 6ª série do ensino fundamental, e hoje é um dia muito especial para mim!


Aliás, hoje é um dia superespecial para toda a classe, pois o nosso time de futebol vai disputar a final do campeonato.

Nao dá nem para acreditar: Nosso time na final e eu participando!
Sabe, se há um ano alguém me tivesse dito que eu seria técnico de futebol, eu teria achado que era uma piada! Mas eu vou contar para você como tudo isso começou...

Eu sempre gostei muito de jogos e de estratégia.
Desde pequeno aprendi a jogar damas e depois xadrez. Só que no recreio da escola era muito difícil conseguir algum parceiro para jogar...

Bastava o sinal tocar para que todos saissem correndo atrás de uma bola. E eu, como não podia correr nem tinha com quem jogar xadrez, ia assistir ao jogo de futebol.

Mas os meus amigos eram muito desorganizados, pareciam 11 meninos jogando sozinhos, correndo como malucos, cada um por si!
Jogo que era bom, nada. Ningiém passava a bola.

Resolvi então dar minha opinião, utilizando um pouco a minha tática de enxadrista, quer dier, de quem joga xadrez.

Citei alguns exemplos desse jogo e lembrei aos garotos algumas jogadas do time. Afinal, eu erao torcedor mais assíduo, estava sempre lá na arquibancada assistindo ao jogo.
E não é que deu certo!

Comecei arriscando um pequeno palpite: disse que não importava muito qual jogador marcava o gol. Fiz com que os meninos se conscienteizassem de que faziam parte de uma equipe...

Eles começaram a pedir sugestões de jogadas, e no final de cada jogo eu fazia uma análise dos resultados. Então surgiu um time de verdade, uma equipe buscando os mesmos objetivos.

E aqui estou Eu, técnico, na final do campeonato!
É uma sensação incrível, pois sei como foi importante eu ter observado o time, recreio após recreio, o quanto valeram minhas opiniões e como foi eficiente nossa estratégia...

E como é maravilhoso saber que, mesmo sem poder correr atrás de uma bola, minha participação foi decisiva para estramos disputando esta final!

Rodrigo, como todas as crianças, adora brincadeiras, jogos, diversão e, principalmente, a companhia de outras crianças.
Por ter nascido com uma deficiência física, Rodrigo não consegue correr, pular e virar cambalhotas...
Mas o fato de precisar de uma cadeira de rodas para se locomover nao o impediu de observar os colegas jogando bola.
Assim, uilizou suas habilidades especiais, sua estrategia, ele foi o principal responsável pela formação e pelo sucesso de um time de futebol de verdade!

A maioria das pessoas quando se pegam em determinadas situaçãoes da vida, acham que não conseguem mais fazer parte de atividades espostivas, dançar, enfim, se divertirem e fazer o que sempre gostaram de fazer...Mas, observando a história de Rodrigo, assim como a história de muitas outras pessoas, o que precisa ser feito é que as pessoas acreditem no seu potencial e que podem sim, partaicipar e estar no convívio social, contribuindo para seu desenvolvimento.
Não precisa articipar como os outros, pois todos têm capacidades para participarem de outras maneiras.
Uma pessoa que se torna cadeirante pode participar ativamente de muitas coisas, o que ela precisa é acreditar que pode...Assim com Rodrigo acreditou e mudou a história do seu time.

0 comentários: